sábado, 16 de maio de 2009

SIMPLESMENTE SER!!!

Apesar de tantas injustiças na Cidade de São Paulo contra diversas comunidades como a LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), imigrantes nordestinos, negros, pessoas de baixa renda, idosos, pessoas com deficiência física e tantas outras, estamos mais democráticos do que Moscou. Pelo menos, no que concerne à livre expressão relacionada ao gênero sexual, já que ao contrário de lá, a Passeata Gay de São Paulo pode até sofrer algum tipo de preconceito, mas muito longe de ter seus ativistas presos.

O que de fato está faltando aqui são ativistas ou ao menos pessoas assertivas que defendam os direitos dessa minoria e de outras também. A Passeata do ano passado foi uma vergonha, vista por este ângulo.

Vamos ver se a deste ano, a ser realizada dia 14 de junho, a situação melhore neste e em outros sentidos como segurança, participação de pessoas condizentes à proposta inicial e histórica do evento, respeito ao próximo, harmonia entre todos e muita, muita, muita alegria de ser o que realmente se é (também em todos os sentidos)!!!

Abaixo a reportagem sobre a Passeata Gay de Moscou, publicada no UOL. Clique no link (final da matéria) e veja a foto!


16/05/2009 - 08h16
Polícia interrompe marcha gay em Moscou

da BBC Brasil

A polícia russa interrompeu uma passeata gay em Moscou neste sábado, marcada para coincidir com a final do festival de música Eurovision Song Contest a ser realizada na cidade. Dezenas de ativistas haviam se reunido perto de uma universidade desafiando a proibição, e alguns deles foram arrastados pela polícia quando tentaram gritar palavras de ordem. O ativista pelos direitos gays britânico Peter Tatchell estava entre os detidos.

Mais cedo, a polícia permitiu a passagem de uma manifestação contrária, liderada por grupos religiosos e nacionalistas.

Os grupos de defesa dos direitos gays estavam levantando bandeiras e cantando palavras de ordem, exigindo direitos iguais e criticando o tratamento dispensado aos homossexuais na Rússia. Ao ser levado pela polícia, o ativista Tatchell gritou: "Isso mostra que as pessoas russas não são livres!".

"Satânico"

Há informações de que a polícia também teria prendido um líder russo da luta pelos direitos gays, Nikolai Alexeyev. O festival Eurovision Song Contest conta, tradicionalmente, com uma grande audiência gay e os ativistas viram a final em Moscou como uma oportunidade para mostrar que são tratados com forte preconceito, disse o correspondente da BBC na cidade, Richard Galpin.

Homossexuais sofrem ataques constantes no país, e ainda há o risco de ser demitido do emprego e desprezado por suas famílias.

O prefeito de Moscou, Yuri Luzkhov, descreveu passeatas gays como coisas "satânicas". Grupos de ativistas contra os direitos gays haviam ameaçado tomar as rédeas, caso a polícia não conseguisse interromper a marcha deste sábado.

Álbum do Dia - Álbum de Fotos - UOL Notícias

sexta-feira, 15 de maio de 2009

FEIRA DA POMPÉIA

A Feira da Pompéia está em sua 20ª edição. A homenagem deste ano vai para a não menos memorável Carmem Miranda, em comemoração de seus 100 anos.

A feira, para quem ainda não conhece, é uma das maiores do gênero no País. Ela conta com uma programação cultural diversificada, apresentada em palcos e nas ruas. As atrações vão desde trabalhos de artesãos, artistas plásticos, fotógrafos, estilistas, designers a uma ampla oferta de alimentação. Então prepara-se é neste domingo, dia 17, das 9 às 19 horas, na Vila Pompéia.

O dia será bastante interativo e promete unir muitas pessoas interessantes, já que a agenda está lotada de boas intenções. Acompanhe abaixo:

NEGRO UNIVERSO
9h - Vivência de danças afrobrasileiras
10h - Oficina jogos africanos
11h - Oficina confecção bonecas pretas
12h - Oficina customização afro (stencil, pet, pinturas criativas etc.)

AMOR EXPERIMENTAL
13h - Oficina confecção coletiva estandarte, fita, bonecos etc
14h - Oficina pintura rosto/corporal
15h - Cortejo lúdico
16h - Oficina cartun e flipbook
17h - Intervenção (na barraca)

E ainda:
- Feira de trocas (saberes, experiências), Retratos Artísticos; Radio Oficinativa e Materiais pedagógicos.

Serviço:

Quanto?
Entrada Franca
Para as oficinas será cobrada a taxa simbólica de R$ 1,99

Onde?
Rua Ministro Ferreira Alves, 305, travessa da Avenida Pompéia (São Paulo) e nas adjacentes.

Quando?
Dia 17, das 9 horas às 19h.

Outras informações http://www.centroculturalpompeia.org.br/ e http://www.centroculturapompeia.blogspot.com

Apoio: ARCA (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas) e FundAÇÃO KAH-HUM-KAH