Apesar de tantas injustiças na Cidade de São Paulo contra diversas comunidades como a LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros), imigrantes nordestinos, negros, pessoas de baixa renda, idosos, pessoas com deficiência física e tantas outras, estamos mais democráticos do que Moscou. Pelo menos, no que concerne à livre expressão relacionada ao gênero sexual, já que ao contrário de lá, a Passeata Gay de São Paulo pode até sofrer algum tipo de preconceito, mas muito longe de ter seus ativistas presos.
O que de fato está faltando aqui são ativistas ou ao menos pessoas assertivas que defendam os direitos dessa minoria e de outras também. A Passeata do ano passado foi uma vergonha, vista por este ângulo.
Vamos ver se a deste ano, a ser realizada dia 14 de junho, a situação melhore neste e em outros sentidos como segurança, participação de pessoas condizentes à proposta inicial e histórica do evento, respeito ao próximo, harmonia entre todos e muita, muita, muita alegria de ser o que realmente se é (também em todos os sentidos)!!!
Abaixo a reportagem sobre a Passeata Gay de Moscou, publicada no UOL. Clique no link (final da matéria) e veja a foto!
16/05/2009 - 08h16
Polícia interrompe marcha gay em Moscou
da BBC Brasil
A polícia russa interrompeu uma passeata gay em Moscou neste sábado, marcada para coincidir com a final do festival de música Eurovision Song Contest a ser realizada na cidade. Dezenas de ativistas haviam se reunido perto de uma universidade desafiando a proibição, e alguns deles foram arrastados pela polícia quando tentaram gritar palavras de ordem. O ativista pelos direitos gays britânico Peter Tatchell estava entre os detidos.
Mais cedo, a polícia permitiu a passagem de uma manifestação contrária, liderada por grupos religiosos e nacionalistas.
Os grupos de defesa dos direitos gays estavam levantando bandeiras e cantando palavras de ordem, exigindo direitos iguais e criticando o tratamento dispensado aos homossexuais na Rússia. Ao ser levado pela polícia, o ativista Tatchell gritou: "Isso mostra que as pessoas russas não são livres!".
"Satânico"
Há informações de que a polícia também teria prendido um líder russo da luta pelos direitos gays, Nikolai Alexeyev. O festival Eurovision Song Contest conta, tradicionalmente, com uma grande audiência gay e os ativistas viram a final em Moscou como uma oportunidade para mostrar que são tratados com forte preconceito, disse o correspondente da BBC na cidade, Richard Galpin.
Homossexuais sofrem ataques constantes no país, e ainda há o risco de ser demitido do emprego e desprezado por suas famílias.
O prefeito de Moscou, Yuri Luzkhov, descreveu passeatas gays como coisas "satânicas". Grupos de ativistas contra os direitos gays haviam ameaçado tomar as rédeas, caso a polícia não conseguisse interromper a marcha deste sábado.
Álbum do Dia - Álbum de Fotos - UOL Notícias
sábado, 16 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
em algumas coisas somos mais evoluídos. bj saudade de vc
Queridissima!
Infelizmente não tivemos um balanço muito bom da passeata nesse ano não é?
Li sua postagem apenas hoje, 7 de set.(rs) E, lembro que as notícias que ouvi foram horriveis. De muita violência.
Sinceramente não sei se a melhor forma de exigir respeito é por meio de uma passeata. Alias, nem acho que respeito se exija!Alias, acho tambem que jamais vai se adquirir o respeito se o mendiga-lo, exigi-lo ou ate mesmo pedi-lo. Não funciona assim. Por outro lado o comportamento de muitos na passeata não costuma ser o que se chama de respeitoso edmiravel também.
Bom...
Voce me conhece. Sabe que sou super a favor de liberdade da escolha sexual e da felicidade.
Te adoro!
saudades
Lu
Postar um comentário