sábado, 26 de dezembro de 2009

Sempre ao Seu Lado (Hachiko - A Dog's Story, 2009, 93 min.)

Para quem viveu um Natal repleto de emoções e continua aberto para se conectar aos seus sentimentos, ou ainda, para quem não fica emocionado neste período de encerramento de ciclos, simbolicamente falando, e gostaria de um motivo para deixar fluir as lágrimas, anote: Desde ontem, 25, “Sempre ao Seu Lado” está na telona.

A película conta a história emocionante de um cachorro muito especial e seu dono mega sensível. Nenhuma novidade? Um clichê do cinema hollywoodiano? Realmente, seria mais um “água com açúcar” como tantos outros que retratam o afeto entre um cão e o seu dono, que hora é uma criança, um adulto ou até mesmo um casal como em o bem-sucedido de bilheteria “Marley e Eu”, lançado no mesmo período do ano passado.

Mas, não é! Apesar de o filme ser linear e quase previsível, surpreende ao abordar com profundidade o comportamento e fatores psicológicos do cão, o protagonista dessa montagem. Além disso, trata de forma contundente relações de amizade, amor e lealdade, sugerindo, ainda, reflexões sobre o "destino traçado".

O vetor da história é a rápida conexão de Parker Wilson com Hachi (diminutivo de Hachiko), um "foférrimo" filhote canino da raça akita, que encontra perdido na estação de trem de sua cidade. O cãozinho, por sua vez, deixa transparecer, sem vergonha nenhuma, o imenso amor que sente por Parker, desde o início do encontro de ambos.

Parker é interpretado pelo eterno galã de “Pretty Woman”, Richard Gere. Ele vive um professor universitário de música e diretor de dança, bem casado com uma arquiteta, personagem vivida por Joan Allen (indicada ao Oscar de Melhor Atriz de 2001, por The Contender - A Conspiração).

Com apenas um plot point (ponto de virada) significativo, o roteiro é simples, fruto de um argumento sem entraves. Sim, porque na verdade, o longa é uma adaptação de uma história real, que aconteceu no Japão, no início do século XX, mais precisamente em Shibuya, um dos 23 bairros de Tóquio.

Hachiko ficou famoso em todo o país depois que apareceu em reportagens de jornais que contavam sua história de lealdade ao seu dono, também professor em universidades. Todos os dias, ele acompanhava Ueno até a estação de trem e estava lá quando o amigo voltava para casa.

O drama original foi filmado em 1987, intitulado "Hachiko Monogatari". Em “Sempre ao seu lado”, uma personagem faz a intermediação entre as duas culturas. É o professor Ken (Cary-Hiroyuki Tagawa). Ele dá uma pincelada sobre alguns costumes japoneses, de forma a justificar os acontecimentos propostos pelo roteiro estadunidense.

A montagem é bem dirigida por Lasse Hallström (Regras da Vida, Chocolate, O Vigarista do Ano), escrito por Stephen Lindsey e estrelado por Richard Gere, mestre em imprimir atuações suaves e profundas a suas personagens. O ator também é o produtor da película.

Joan Allen acompanha a sutileza de Gere, sem deixar absolutamente nada a desejar. Sarah Roemer é a bela filha amorosa e bem resolvida do casal. A direção do sueco enfatiza o drama, portanto leve um lencinho se optar por assistir ao filme. Ah! Se quiser saber tudo o que acontece, veja o trailler, que, praticamente, conta toda a história! Pode?

3 comentários:

ER disse...

Oi Rosi,

É o terceiro filme que choro (3 vezes) na vida. Mesmo sabendo de tudo o que aconteceria.
Adorei e conheço a lealdade e fidelidade dos cães, mas não do ser humano.

Gostei da sua recomendação.

au au au

xoxo

Fabio disse...

Assiti. Um bom filme.

Unknown disse...

Tania FS
Gostei muito! Bom momento para reagir e agir no dia-a-dia! bj