Você está procurando uma comédia leve, criativa e, desculpe-me a redundância, en-gra-ça-da? Então, agende-se para ir ao Teatro Augusta e assistir à “Mulheres Solteiras Procuram”.
O texto, atuação e direção são da talentosa Pitty Webo, que traz para o palco o cotidiano de diversos comportamentos de mulheres solteiras e suas situações hilárias.
“Todos os espetáculos que escrevi e dirigi vieram de vivências reais. Tenho uma necessidade de colocar no papel questionamentos da sociedade atual e a dramaturgia me leva por caminhos e desfechos diferentes da vida”, revela ela, que também está lançando um livro com o texto dessa montagem.
A procura da mulher pela felicidade, por meio de um relacionamento amoroso, é tema central. Usando fetiches e clichês, de forma caricata, a peça é dividida em curtas histórias cômicas, em que Pitty e o ator Marco Antonio Gimenez interpretam diversas personagens.
Embora exacerbados são seres da vida real: Aline conhece um homem que parece ser maravilhoso, mas... é casado! Marisa descobre que seu ex-marido virou gay (talvez sempre tenha sido...). Pior para Sara, cujo ex-namorado sumiu e até hoje não se sabe o seu paradeiro!
Gosto da arte contemporânea, escrevo pensando na plateia, que com certeza já passou por um ou vários desses momentos. Quero mostrar diversos temas e personagens diferentes, ao invés de uma só história. As mulheres solteiras têm muitas coisas pra contar!”, afirma.
Segundo ela, a linguagem remete aos dias de hoje e sua direção é inspirada nos conceitos cênicos de Peter Brook, Grotowski, Brecht e Domingos Oliveira.
O cenário é modificado pelos próprios atores, como se fossem peças do tipo lego, acoplando e desacoplando-as, como mais um recurso cênico, que permite dinamismo e mobilidade.
As trocas de roupa obedecem a essa dinâmica. São realizadas no palco, de acordo com a personagem da vez. “É como se os casais montassem seus próprios cenários na vida real, ou seja, são responsáveis pelas suas atitudes”, explica a atriz.
O palco cru, a coxia e suas instalações aparentes, pouca luz e o fundo com vista para a cidade real anunciam um teatro autoral, que também estabelece uma conversa mais íntima com o público, tanto simbólica quanto literal, já que os autores brincam também com a plateia.
O olhar masculino não fica de lado. Os pensamentos e comportamentos “homerios” são destacados em várias cenas.
Para além das diferenças entre os dois gêneros, fica clara, no texto, a necessidade de comunicação, de preferência eficaz, para a boa manutenção dos relacionamentos amorosos.
“Cada peça que escrevo é sobre um tema diferente. Esse espetáculo fala dos relacionamentos entre homens e mulheres, por isso o público se identifica tanto. Afinal você é, foi ou será solteiro (a)! Se está difícil encontrar um grande amor, a gente se diverte durante a procura...”, finaliza Pitty.
Sobre Pitty Webo
Começou seus estudos dramáticos aos 13 anos no Teatro Tablado e atuou em dezoito peças de teatro, entre elas: “Confissões de Adolescente”, “O Gato de Botas”, “Tabroadway”, “A História da Baratinha” "Folias de Natal"; três novelas (“Suave Veneno”, “Malhação” e “Mulheres Apaixonadas”) e duas minisséries na TV Globo, além dos filmes “Dia Domingo” e “Pela Passagem de Uma Grande Dor” – a ser lançado em breve). Ganhou o Prêmio Maria Clara Machado de Melhor Atriz e escreveu e dirigiu seis espetáculos.
Sobre Marco Antonio Gimenez
No teatro participou das peças “Tambores da noite”, “O Bem Amado”, “Na casa do Vinte” e “O Diário sexual de Rocco e Antonia”. No cinema atuou em “Encurralado”, “Mike Basset” e “Joana e Marcelo o Amor quase perfeito”. Em 2005 ganhou projeção nacional com seu personagem “Urubu”, no ar por dois anos, em Malhação (Globo). Esteve nas novelas “Mulheres Apaixonadas", “Sete Pecados”, “Caras e Bocas”, e na minissérie “Um Só Coração". Marco também chegou a apresentar a "TV Globinho".
Serviço:
Mulheres Solteiras Procuram, 16 anos, 90 minutos
Teatro Augusta (320 lugares)
Rua Augusta, 943
Informações: 3151.2464
Sexta, às 21h30. Sábado, às 21h. Domingo, às 19h.
Ingressos: Sexta R$ 50 / Sábado e Domingo R$ 60
De 17 de junho a 28 de agosto
Vendas: http://www.ingressorapido.com.br/ e telefone: 4003-1212
Bilheteria: Quartas e quintas, das 14h às 21h; Sexta, das 14h às 21h30; Sábado, das 14h0] às 21h; Domingo. das 14h às 19h. Aceita os cartões Mastercard, Dinners Club e Redeshop.
Ficha Técnica:
Texto e direção: Pitty Webo
Elenco: Pitty Webo e Marco Antonio Gimenez
Luz: Kadu Moratori
Cenário e trilha sonora: Pitty Webo
Figurino: Almir França e O Grupo
Foto de Divulgação: Sergio Baia
Produção: Tiago Higa
sábado, 2 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário