terça-feira, 27 de abril de 2010

A Dança Final sugere riso e reflexão

Você já percebeu que a maioria das peças de teatro montadas em São Paulo é de autores estrangeiros ou baseada em obras internacionais? Nada contra! Apenas uma observação para iniciar um comentário sobre a peça A Dança Final.

A montagem, em cartaz desde 09 de abril, no Teatro Bibi Ferreira, é uma das últimas peças do santista Plínio Marcos (1935-1999). Ela foi escrita em 1993 e publicada em 1994. Pouco tempo antes de sua morte era comum vê-lo em frente aos teatros da cidade vendendo seus livros. Que saudade! (Eu era adolescente...rsrs).

A Dança Final retrata com muito humor o drama “do classe média” Menezes (Norival Rizzo) ao se esforçar para manter as aparências, tanto em relação à sua virilidade quanto ao seu casamento com Lisa (Denise Weinberg). Para o casal, o importante é mostrar uma vida perfeita diante do seu círculo social.

Inicialmente você vai se divertir, mas depois talvez reflita sobre os fatos que levam um casal a manter uma união durante 25 anos em meio a enganos e farsas. Apesar de engraçada e irônica, a narrativa apropria-se de assuntos como frustração, sexo, envelhecimento, ilusão e desejo, encenando situações patéticas, muitas, típicas das relações humanas.

A história gira em torno da impotência sexual de Menezes (a “pílula milagrosa” surgiu em 1998), um cinquentão boa pinta, que se transforma em um menino triste e angustiado ao sentir que o seu “piu piu pifou”. O acontecimento é a grande piada da trama.

Dramático, ele perde a razão de viver! Seu mundo desmorona! Essa constatação facilmente caminha para uma reflexão sobre inúmeras impotências humanas (políticas, amorosas, sociais, financeiras e por aí vai...).

Já Lisa, também infeliz, camufla o seu descontentamento sexual e romântico sob a armadura de um casamento perfeito aos olhos de quem permeia a vida dos dois. Ela não enxerga o problema de Menezes. O mais importante é a grande festa em comemoração a bodas de prata do casal. Com esse paradoxo o ar de comédia ganha ainda mais força!

Vale a pena ocupar a plateia alguns minutos antes para se divertir com a trilha sonora dos velhos tempos. Roberto Carlos e Kleiton e Kledir fazem parte dela. A iluminação é uma dança de luzes. A troca de roupa dos personagens não é nova, mas é criativa e gera curiosidade. Gostei dos cabides!

Ambos são excelentes atores! Você viu Salve Geral? Denise Weinberg é a apaixonante Ruiva, personagem maravilhosamente construída pela atriz nesse filme. Norival Rizzo, assim como Denise, é um ator premiado pelo Prêmio Shell 2006 (“Oração para um pé-de-chinelo”, de Plínio Marcos). Além de talentoso, ele é um amor de pessoa e está em cartaz também na produção O Homem das Cavernas, no mesmo teatro.

Animou-se com a história? Então, preste atenção: Os cinco primeiros que acessarem o botão Comentários deste Blog (logo abaixo) e enviar o nome completo, dizendo que vai assistir A Dança Final neste fim de semana (01 e 02 de maio) receberá um ingresso grátis para o seu acompanhante. Isto é, ao comprar uma entrada (inteira ou meia), você presenteia alguém com um convite. Gostou? Corra para lá! Não esqueça de deixar um e-mail para eu confirmar a sua presença. Boas risadas!

Serviço:
A Dança Final, comédia, 70 minutos, a partir de 14 anos.
Teatro Bibi Ferreira. Avenida Brigadeiro Luis Antônio, 931, Bela Vista, (11) 3105-3129
Sexta e Sábado, às 21h30. Domingo, às 20h
Preço: Sexta e Domingo, R$ 40. Sábado, R$ 60
Vendas pela internet: http://www.ingressorapido.com/ ou por telefone: 4003-1212

Ficha Técnica:
Autor: Plínio Marcos
Direção: Noemi Marinho
Elenco: Denise Weinberg e Norival Rizzo
Assistência de Direção: Tatiana Marinho
Cenário e Figurinos: Leopoldo Pacheco
Iluminação: Wagner Freire
Trilha Sonora: Aline Meyer
Produção: Denise Weinberg, Norival Rizzo, Selma Morente e Célia Forte
Realização: Morente Forte Comunicações

5 comentários:

Unknown disse...

sou o primeiro? haHAHA
saudades saudades saudades

tô adorando ver seus posts!
e sei também que estou suuuuuuper em dívida com você!!!

independente da peça, vamos tomar um chá ou cair no samba domingo?

besitos
besitos
besitos

Anônimo disse...

Rosee, pode Confirmar eu e Tia Suzy, domingo!

Vamos pra peça, e depois temos que marcar a ferveção!!!


Bjooo

Scabin disse...

Plínio Marcos arrasa, afinal.

Renata Rainho disse...

êba Renata Rainho!!!!

Rosi Gonçalves disse...

TODOS OS POSTS RECEBERAM UM CONVITE GRÁTIS PELA PROMOÇÃO,
MUITO GRATA PELA PARTICIPAÇÃO,
ROSI GONÇALVES