quarta-feira, 25 de maio de 2011

"Água para Elefantes" continua em cartaz

“Water for elephants”, na versão em português “Água para elefantes”, publicado em 2006, nos Estados Unidos, é o terceiro livro da escritora canadense Sara Gruen.

Traduzido para 44 línguas, desde então, a obra tornou-se um best seller, com mais de 4 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

Fenômeno do boca a boca, o sucesso impresso passou a ocupar a mira dos produtores cinematográficos Gil Netter, Erwin Stoff e Andrew Tennenbaum e, em 2010, a obra foi roteirizada e filmada.

No Brasil, a produção estreou dia 29 de abril, sete dias depois da primeira exibição estadunidense. O filme é leve, não exige grandes reflexões, porém aborda um tema que sempre atrai olhares atentos e nunca deverá sair de moda: o amor. Amor pelos animais, amor entre amigos e, claro, o amor romântico.

O figurino, criado por Jacqueline West, merece destaque. As roupas de Marlena (Reese Witherspoon, vencedora, em 2006, do Oscar de Melhor Atriz, no filme “Johnny & June”) foram inspiradas em divas dos anos 30, como Jean Harlow, Constance Bennett e Greta Garbo.

A figurinista recebeu duas indicações à estatueta. Em 2009, pelo seu trabalho no “O Curioso Caso de Benjamin Button” e pelo “Os Contos Proibidos do Marquês de Sade” (2010).

Com apenas alguns momentos tensos, como na cena em que Rosie, uma elefanta, aparentemente indomável, apanha do treinador e dono do circo, August, muito bem interpretado pelo ator Cristoph Waltz (“Bastardos Inglórios”), “Água para elefantes” é leve e cativante.

Tudo começa quando Jacob Jan­kowski (o galã teen Robert Pattinson, da série Crepúsculo), aos 23 anos, estudante de veterinária, recebe a notícia sobre a morte de seus pais, devido a um acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem casa, ele deixa a faculdade, antes de prestar os exames finais, e vira, por poucos minutos, um andarilho.

Logo, ao ver um trem em movimento, o jovem pula para dentro de um vagão e, ao amanhecer, descobre que entrou no veículo férreo do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofre nas mãos de August, que hora é um homem gentil e encantador, ora é um empresário circense descompensado, tirano e, muitas vezes, odiado.

E é sob as lonas dos Irmãos Benzini, que o sensível aspirante a veterinário apaixona-se pela charmosa e também amante dos animais, Marlena. Ele, ainda, sente um amor profundo por Rosie, a elefanta, que se torna a salvação do picadeiro em decadência. O animal, ao contrário do título, adora uísque. Com a tromba, leva baldes e baldes da bebida a sua boca.

Com um roteiro envolvente, apesar de previsível, o suave drama “Água para elefantes” mescla tensão e diversão. A fotografia desperta interesse, principalmente, nas tomadas panorâmicas do trem em movimento.

A película traz à tona discussões sobre os maus tratos de animais e sentimentos que envolvem confiança, compaixão e amizade. Confira e depois comente aqui no blog. Que tal?

Onde está em cartaz?
Cinemark Central Plaza Shopping ; Cinemark Cidade Jardim ; Cinemark Pátio Paulista; Cinemark Shopping Iguatemi ; Playarte Bristol - Shopping Center 3



Ficha Técnica
“Água para Elefantes”, EUA, 2011, 121 min., drama, Colorido, 14 anos
Diretor: Francis Lawrence
Elenco: Robert Pattinson, Reese Witherspoon, Christoph Waltz, Mark Povinelli, Stephen Taylor, E.E. Bell
Roteiro: Richard LaGravenese , baseado na obra de Sara Gruen
Fotografia: Rodrigo Prieto
Trilha Sonora: James Newton Howard
Distribuidora: Fox Film Estúdio: Fox 2000 Pictures / Flashpoint Entertainment

Nenhum comentário: