terça-feira, 18 de novembro de 2008

Show do Gongo 2008

O vencedor do Show do Gongo 2008, realizado ontem no Memorial da América Latina, Barra Funda, foi o vídeo intitulado “Pacsivia”. A mini-produção, menos de 3 minutos, leva a assinatura de André Machado, que subiu ao palco para receber o Coelho de Prata das mãos da atriz Marisa Orth.

O evento, pela 12ª vez, compôs a programação do Mix Brasil - Festival de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual, o qual se encontra em sua 16ª edição e vai até o dia 23. Nos outros anos, a sessão de vídeos brasileiros produzidos para divertir a platéia ocorreu no Cinesesc. Com seus lugares sempre disputadíssimos, a organização do Festival resolveu transferir o acontecimento para o Memorial, que teve seu auditório lotado. São 850 lugares contra 300 do Cinesesc.

Vinte filmagens foram apresentadas por Marisa Orth, que também acumula a função de gongar o vídeo, com base na opinião do público e do júri, que neste ano foi composto pelo humorista do programa Pânico na TV, Christian Pior, pela drag queen Michele Summer e pela fotógrafa Ida Feldman. Já imaginou o RÊ-TÊ-TÊ? Foi o maior de todos os tempos...

Ao lado dela é colocado um gongo bem grande dourado, ela senta-se em sua poltrona vermelha e assiste às “sessões”. Se a platéia não gosta, grita "gooooongaaaaa" repetidamente. Em meios aos gritos, piadas e muitas gargalhadas, os jurados dão nota de 1 a 5, ajudando Marisa a definir se o filme vai ou não para a final. Muito divertido!

As regras são simples. É importante que o título seja criativo; as produções devem ter de 30 segundos a 5 minutos e podem ser inscritas até 5 minutos antes do Show.

O “Pacsivia” faz alusão a um iogurte que comunica a seus consumidores a necessidade de estabilizar o intestino e pode ser visto em comerciais de TV, além de prateleiras de supermercados. Com esta mesma idéia, o filmete de André Machado brinca com a possibilidade de regular ou não o aparelho digestivo. O produtor ganhou o prêmio pela terceira vez. No ano passado, ele venceu seus adversários com o “Telebarbies”.

Nenhum comentário: